MEMBROS

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

POLICIAIS MILITARES DA 3ª COMPANHIA DO 5º BPM DE ALHANDRA RECUPERAM COMPUTADOR DA ESCOLA ANTÔNIO CAMILO FURTADO

Ontem (23), por volta das 07h30min, as Guarnições comandadas pelo Tenente Bertuni e Sargento D. Lima da 3ª Companhia do 5º BPM (Alhandra), recuperaram computador completo que havia sido furtado na semana passada da Escola Estadual Antônio Camilo, localizada no Distrito de Mata Redonda, Município de Alhandra.
Após investigação, foi descoberto que o computador (Tela, CPU, impressora e estabilizador) estaria escondido em uma residência na Comunidade do taipa.
As guarnições foram deslocadas para o local e o computador recuperado, mas infelizmente ninguém foi preso.

A ORIGEM DO SÍMBOLO DAS POLÍCIAS MILITARES BRASILEIRAS


               Todo policial militar, ou todo observador atento às peculiaridades dos uniformes e símbolos das PM’s do Brasil já deve ter se perguntado qual a origem das duas pistolas cruzadas presentes em todos os brasões policiais militares brasileiros. Dando uma volta pela internet, conseguimos a fundamentação para este símbolo, que data de 1944, especificamente no Aviso 1.840, publicado no Boletim do Exército de nº 30:


               Perceba-se que a designação do símbolo, “idêntico ao adotado no Exército Americano”, ocorre cerca de um mês após a vitória dos aliados na 2ª Guerra Mundial, dentre os quais estavam os Estados Unidos da América. Segundo o Major PMESP Galdino, estudioso do tema e colecionador de medalhas militares históricas, o modelo das pistolas são Harpers Ferry Modelo 1806, calibre .54, de pederneira, fabricadas no Arsenal do Exército dos EUA:


               Como visto, salvo melhor juízo e investigação, o símbolo das polícias militares brasileiras surgiu em homenagem à vitória dos aliados na 2ª Guerra Mundial. O que isto quer dizer em termos históricos, só os especialistas podem afirmar.

POLICIAIS MILITARES DO 5º BPM REALIZAM PENTE FINO NO CENTRO DE EDUCACIONAL DO JOVEM (CEJ)

Ontem (23), no período das 13h às 16h30min, Policiais Militares da Força Tática do 5º BPM, GATE e CHOQUE realizaram uma operação de segurança no Centro Educacional do Jovem (CEJ), com o objetivo de realizar um pente fino naquele centro e apreender materiais de uso proibido.
A operação foi realizada a pedido da Sra. Cassandra Eliane Figueiredo Dias, Presidente da FUNDAC, e toda ação foi acompanhada pelo Diretor do CEJ, o Sr. Carlos Antonio Ribeiro da Silva, que esteve presente durante todo o procedimento,  desde a revista nas celas, realizada pelos monitores do referido Centro até a saída de todo efetivo da Policial. Coube a Polícia Militar a retirada dos adolescentes das celas e a contenção dos mesmos no pátio. Compareceram ao local o Tenente Coronel Souza Neto e o Major Alecsandro, Comandante e Subcomandante do 5º BPM, respectivamente.
Os Oficiais que estavam a frente das tropas foram: Maj Bisneto e Ten Mendes Filho (GATE), Cap Carlos (CHOQUE), Cap Letícia e Ten Albuquerque (FORÇA TÁTICA/5º BPM).
Foram apreendidos os seguintes materiais: 11 (onze) aparelhos celulares,; 10 (dez) barras de ferro; 06 (seis) carregadores de celulares; 08 (oito) espetos; 02 (dois) papelotes pequenos de vegetal similar a “maconha” e 01 (um) saco pequeno de vegetal similar a “maconha”.
Todo material apreendido ficou a disposição da direção do Centro de Educacional do Jovem.