MEMBROS

sexta-feira, 4 de março de 2011

OPERAÇÃO LITORAL SUL - ‘Samuka’ é preso com arma e drogas na praia de Acaú, em Pitimbu


O ex-presidiário pernambucano Samuel Mariano da Silva, 33 anos, mais conhecido por ‘Samuka’ foi preso em flagrante na madrugada desta sexta-feira (4) acusado de tráfico de drogas e porte ilegal de armaS. Também foi presa, Karoline de Silva, 26 anos e que segundo a polícia tentou esconder a maconha.
O major Souza Neto, comandante do 5o Batalhão, explicou que a polícia já vinha no encalço do ex-presidiário pelo fato dele andar pelas ruas da cidade de Pitimbu dizendo que era perigoso e que ninguém o prendia e com isso desafiando a polícia.
Os policiais do Serviço de Inteligência do 5o Batalhão iniciaram as investigações e quando descobriram aonde o ex-presidiário residia montaram uma operação. Na madrugada desta sexta-feira, a polícia foi até a casa do acusado na Praia de Acaú e quando cercaram o imóvel, ‘Samuka’ reagiu e passou a atirar contra os policiais que revidaram.
Se sentido acuado e sem chances de escapar, o ex-presidiário colocou as mãos na cabeça, saiu da casa e se entregou. Os policiais entraram na residência e encontraram uma moto roubada, uma espingarda calibre 12 com seis munições do tipo ‘balote’, dois celulares, duas câmeras fotográficas digitais, R$ 180,00 e duzentos papelotes de maconha.
O ex-presidiário e a mulher foram levados para a Delegacia e autuados em flagrante por porte ilegal de arma e tráfico de drogas.


CURTA O FERIADO COM SEGURANÇA: DICAS PARA EVITAR ROUBOS E FURTOS

De acordo com pesquisas e estatísticas, o número de roubos e furtos em casas de veraneio aumenta cerca de 10% durante o verão, principalmente nos feriados prolongados, como o Carnaval.
Com base nos sinistros mais comuns, no litoral ou no campo, foram  elaboradas uma série de dicas que auxiliam os turistas a evitar roubos e furtos durante a viagem e vamos dividi-la com vocês agora.
A compilação de dicas a seguir mostra como proceder e também como os ladrões costumam agir nesses períodos.
Métodos dos ladrões:
  • Os assaltantes costumam utilizar mulheres e crianças para observar os moradores, em especial, os turistas em suas casas. Para disfarçar, esses “olheiros” geralmente pedem alguma coisa para o morador e vão embora. Esse contato é feito para analisar o possível alvo. Eles transmitem tudo o que observaram para os ladrões, como o número de hospedes, o modelo do veículo, se a família mantém o portão aberto, e se tem o costume de ficar conversando na calçada.
  • Os furtos geralmente são praticados por assaltantes de bicicletas, motos ou a pé, sempre acompanhados.
  • Nos assaltos a residências, durante o dia ou à noite, os ladrões armados costumam surpreender os turistas ao pular o muro ou abordar a vítima na chegada ou saída da residência. Em seguida, após recolherem os pertences de maior valor, utilizam o veículo da família para fuga.
  • Os objetos mais visados por ladrões são eletrodomésticos, câmeras, armas, DVDs, vídeo games, cheques, dinheiro e aparelhos telefônicos.
Ao chegar de viagem:
  • Nunca tire seus pertences na rua. Procure descarregar seu veículo dentro da garagem para evitar que pessoas estranhas saibam o que você trouxe.
  • Não deixe objetos (bolsas, sacolas, óculos, celular) sobre os bancos.
  • Se possível, mantenha o alarme sempre acionado.
  • Não deixe o carro e vidros abertos, mesmo que o afastamento seja por pouco tempo e de pequena distância.
Na casa de veraneio:
  • Não deixe portões abertos e objetos (bicicleta, brinquedos e bolsas) em locais de fácil acesso.
  • Evite ficar conversando na porta, mesmo que esteja em grupo.
  • Se possível, quando for à praia ou se ausentar da casa de campo, deixe alguém em casa ou comunique sua ausência a um vizinho de confiança, deixando seus contatos, como telefone celular.
  • Evite deixar que as janelas da casa sejam “vitrine” para os objetos de valor no interior da casa.
  • Não deixe joias e dinheiro dentro da casa, mesmo que seja em um cofre. No período da viagem, utilize cofres de bancos ou empresas privadas.
  • Ao chegar na residência, tenha atenção e entre rapidamente. Caso haja algum suspeito, não entre. Dê algumas voltas e ligue para a Policia Militar no telefone 190.
  • Feche bem as portas e janelas, mesmo que tenha que sair por pouco tempo. Se for possível, reforce as portas com fechaduras auxiliares.
  • Mantenha uma luz externa ligada durante a noite. Se notar a presença de pessoas suspeitas, ligue imediatamente para o telefone 190.
  • Lembre-se de que os “ladrões de ocasião” optam por residências cujo acesso é mais fácil, com menos itens de segurança.
  • Em hipótese alguma reaja a um assalto.