MEMBROS

ROTAM, FORÇA TÁTICA e PATRULHA ESCOLAR



BRASÃO DA ROTAM
  ROTAM, Grupo especializado em Motopatrulhamento da PMPB, originário do Antigo PPMotos (Pelotão de Policiamento com Motos) criado por volta do ano de 1991, com a aquisição de 04 motocicletas Honda CB 400, que foram caracterizadas nas cores preto e branca (zebra), sendo somente em 2001, quando o então 2º Tenente PM Souza Neto (Aspirantes 96), ao retornar do Curso de Motopatrulhamento ROCAM - PMPE, que passou a denominar-se ROTAM, destacando-se pela doutrina e disciplina de seus integrantes.












BRASÃO DA FORÇA TÁTICA
A Força Tática tem como principal objetivo o respeito aos direitos individuais e garantias fundamentais do cidadão, visando regular procedimentos e padronizar a operacionalização das ações.









PATRULHA ESCOLAR







A Patrulha Escolar tem o objetivo preventivo, mas atende todas as ocorrências relacionadas às Instituições de Ensino, ou seja, também tem um caráter repressivo. As principais ocorrências atendidas são de agressão física, vandalismo, invasões, ameaças sofridas por professores e alunos, venda e consumo de drogas, salientando que os horários mais críticos são os da tarde e da noite.
Atualmente o efetivo da Patrulha Escolar conta com 15 (quinze) PM’s, sendo 05 femininos e 10 masculinos, atende 14 bairros, 04 universidades, 04 escolas particulares, 126 escolas estaduais e municipais. Participa de Palestras, congressos, fóruns, seminários, reuniões com associações de bairro, reuniões com conselho tutelar, reuniões com conselho escolar e apresentações culturais.
Após assumir o comando do 5º BPM, o Tenente Coronel Souza Neto dobrou o efetivo da Patrulha escolar e dobrou o número de viaturas. Hoje possui 02 viaturas novas, para cobrir toda a zona sul da Capital.
a Patrulha Escolar possui uma linha direta com o CIOP, a disposição dos diretores das escolas e universidades, e tem uma atendente exclusiva para atender as ocorrências e solicitações no número 3213.9024.